Índice do Artigo

Apagando as velinhas

Windows 95 faz aniversário de 28 anos

O Windows 95 completou 28 anos de vida e relembramos alguns recursos que fazem seu legado se manter vivo até os dias atuais.

Windows 95
Créditos: Reprodução

A Microsoft, no dia 24 de agosto de 1995, trouxe ao mundo o Windows 95 e revolucionou a indústria com a nova roupagem para o seu sistema operacional. Um dos softwares mais influentes completou 28 anos e as mudanças que causou no mercado são celebradas até os dias recentes.

Um exemplo claro disso é que este foi o primeiro sistema deles a chegar com o Internet Explorer pré-instalado. Porém, não foi apenas este fator que o tornou uma referência que perdura até os tempos atuais. Foi nele que também pudemos ver a estreia do menu “Iniciar” e da barra de tarefas – marcas registradas que se mantém até as versões que temos hoje em dia.

Créditos: XDA

Outra grande função que o Windows 95 trouxe ao público é a distinção entre o MS-DOS e o Windows NT para os usuários finais. Apesar de poucas versões do sistema operacional serem produzidas com ambos, o novo kernel tomou o seu lugar para a plataforma se apoiar e segue sendo um dos principais pilares da Microsoft – obviamente, com suas devidas atualizações ao longo das décadas.

Se a Microsoft hoje é aclamada e traz diversas novidades, esta foi a sua base para explorar ainda mais dos recursos que os computadores poderiam oferecer. A barra de tarefas, por exemplo, é essencial para uma utilização veloz das janelas de aplicativos e arquivos que temos em nosso alcance. O menu “Iniciar” teve algumas alterações, mas também permanece com a sua importância dentro do mercado.

O Windows 95 ainda segue como modelo

Se você reparar bem nas imagens, o Windows 95 também seguiu como um modelo de design para as próximas gerações. Não apenas por seus ícones, mas também em seu formato, foram uma das principais inspirações para o sucesso do Windows 98 e até mesmo de um dos sistemas operacionais mais queridos dos anos 2000: o Windows XP.

Seu legado segue até os dias atuais, mantendo o padrão da Microsoft para o que podemos ver na versão W11 e também nos dando uma certa noção do que poderemos ver no vindouro Windows 12. Apesar de não ter sido confirmado oficialmente, é inegável que eles estão trabalhando em um novo formato e este deve ser anunciado em breve.

Fonte: XDA