Índice do Artigo

wi-fi 6 acessível

ANÁLISE | Roteador TP-Link Archer AX12 é ótima opção custo-benefício com Wi-Fi 6

Versão TP-Link Archer AX12 representa uma atualização interessante para quem ainda utiliza o roteador da operadora ou modelos mais antigos

Roteador TP-Link Archer AX12
Créditos: Mundo Conectado

Se o seu roteador ainda não é compatível com Wi-Fi 6, considerar um upgrade é válido nesse momento. Modelos como o novo TP-Link Archer AX12 estão entre as alternativas que oferecem uma boa relação custo-benefício.

Em outras palavras, isso significa que eles estão disponíveis nas lojas por preços competitivos e acrescentam aos recursos básicos um número interessante de funções que podem justificar a compra. Residências um pouco maiores ou locais nos quais há muitos obstáculos devem considerar seriamente migrar para um roteador compatível com Wi-Fi 6.

Nós tivemos a oportunidade de testar o TP-Link Archer AX12 e essa é nossa análise com as impressões que tivemos sobre o produto.

Comprar Roteador TP-Link Archer AX12

A TP-Link optou por manter o design dos modelos anteriores da linha Archer no AX12. Aqui, temos um modelo retangular na cor preta, com quatro antenas na parte traseira. Há suporte para instalação na parede, o que torna a peça bastante versátil.

O acabamento texturizado resulta num visual bonito, mas como contraponto essa superfície se mostra bastante propícia para o acúmulo de poeira. Por outro lado, marcas de digitais não aparecem. A depender do local em que o aparelho ficará instalado, é conveniente caprichar na limpeza com uma frequência maior.

São quatro LEDs na parte frontal – energia, rede 2.4 GHz, rede 5 GHz e internet. Na traseira, além da conexão das quatro antenas, estão disponíveis ainda 1 porta Ethernet WAN Gigabit, 3 portas Ethernet LAN Gigabit, além do botão Reset e da entrada para a fonte de energia.

  • Antenas: 4.
  • Portas: 1x Gigabit WAN + 3x Gigabit LAN.
  • Padrões Wireless: 802.11 ax/ac/n/a (5 GHz) e 802.11 n/b/g (2.4 GHz).
  • Taxa de sinal: 1201 MBps (5 GHz) – 802.11ax; e 300 Mbps (2.4 GHz) – 802.11n.
  • Segurança Wireless: WPA2-PSK, WPA2-PSK/WPA-PSK, WPA3-Pessoal e WPA3-Pessoal/WPA2-PSK.
  • Dimensões: 215 mm x 117 mm x 32 mm.
  • Preço médio: R$ 300 a R$ 350.

Usabilidade simplificada continua sendo um diferencial

Assim como acontece no roteador Mercusys MR60X, modelo que também é de uma marca mantida pela TP-Link, o Archer AX12 se destaca pela usabilidade. O modelo também oferece um aplicativo que simplifica a configuração e torna o acesso aos recursos mais intuitivo.

TP-Link Tether

Depois de baixar e instalar o app, basta ler o QR Code no verso do aparelho e pronto! A Conexão é feita de forma automática, com poucos passos de configuração. Ele funciona como uma espécie de hub, podendo integrar outros roteadores da marca na rede, além de apresentar um menu de funções bastante amplo.

Vale mencionar alguns desses recursos:

  • Criação de redes Mesh: uma das vantagens do uso de Wi-Fi 6 é a possibilidade de criar redes Mesh. Assim, com roteadores compatíveis, fica fácil atribuir uma configuração rápida.
  • Controle parental: limite determinados recursos de rede para seus filhos, levando em consideração páginas específicas ou horários.
  • Rede para convidados: permite que visitantes se conectem ao seu Wi-Fi de forma simples e rápida.
  • Controle dos LEDs: possibilidade de desabilitá-los no período noturno ou em intervalos específicos.

Desempenho dentro do esperado

Moro em um sobrado relativamente amplo e, em razão disso, utilizo mais de um roteador pela casa para ter cobertura de sinal completa. Inclui o Archer AX 12 como um dos principais, logo na sala, utilizando-o não apenas para acessar o smartphone como também para reproduzir streaming e jogos online na TV.

Em nenhum momento houve alguma interrupção nas transmissões, utilizando uma internet banda larga de 400 Mbps. Mesmo em momentos nos quais muitos dispositivos estavam acessando a rede ao mesmo tempo – TV, console, notebook, smartphones e lâmpadas inteligentes.

Com relação à cobertura, considero também o resultado satisfatório. Na faixa de 2.4 GHz, o alcance mais amplo foi suficiente para garantir estabilidade de sinal até fora de casa, cerca de 10 a 12 metros da base. Aliás, é nesse aspecto que o modelo mais se diferencia dos roteadores cedidos por operadoras.

Vale a pena?

A TP-Link é uma das fabricantes com maior presença no segmento de roteadores de entrada. O modelo Archer C6, por exemplo, frequentemente está entre os mais vendidos. A versão AX 12 representa uma porta de entrada para o Wi-Fi 6 e não apenas isso.

Em nossos testes, houve ganhos significativos em termos de estabilidade de sinal e alcance quando comparamos o modelo diretamente com roteadores fornecidos pelas operadoras. Isso significa que investir em um produto para melhorar a eficiência do sinal não apenas faz sentido, como se mostra necessário em muitos cenários.

Considerando o que há disponível no mercado nessa faixa de preço, e levando em conta os recursos oferecidos de software, dá para se dizer que o TP-Link Archer AX12 é uma boa escolha para quem precisa dar um ganho na rede, mas não está disposto a gastar muito.

Prós

Boa opção de entrada para quem deseja uma solução Wi-Fi 6

Melhoria no alcance e na intensidade de sinal em relação a roteadores fornecidos por operadoras

Gerenciamento e configuração via aplicativo

Contras

Não tem entrada USB