A Escócia será o palco da primeira frota de ônibus autônomos do mundo, que começará a operar no próximo mês próximo a Edimburgo. Cinco ônibus autônomos totalmente elétricos farão o trajeto de 22,5 km, incluindo a icônica Ponte de Forth, um dos principais pontos turísticos do país.
O projeto chamado CAVForth é financiado pelo governo britânico e será gerenciado pela Stagecoach, a maior operadora de ônibus e ônibus de turismo do Reino Unido. O objetivo do projeto é transportar cerca de 10 mil passageiros por semana e estabelecer a Escócia como referência em tecnologia de veículos autônomos.
Os veículos possuem sensores que permitem que eles percorram estradas pré-selecionadas a uma velocidade de até 80 km/h. Os ônibus estarão operando no nível 4 de automação veicular, o que significa que um motorista de segurança treinado estará a bordo, mas não precisará tocar nos controles enquanto o veículo estiver em modo autônomo.
Embora o governo do Reino Unido ainda não permita a operação de veículos autônomos totalmente sem motorista, espera-se que essa nova tecnologia revolucione a indústria de transporte e traga benefícios significativos para a segurança e eficiência do transporte público.
O projeto CAVForth é financiado pelo Centro de Veículos Conectados e Autônomos (CCAV) e entregue em parceria com a Innovate UK, com custo estimado em cerca de £6,1 milhões (cerca de R$ 38 milhões). O valor faz parte do Fundo de Mobilidade Inteligente de £100 milhões do governo do Reino Unido, que visa acelerar a comercialização da tecnologia de transporte autônomo.
Com o lançamento da frota de ônibus autônomos no próximo mês, a Escócia se tornará líder mundial em tecnologia de transporte autônomo, marcando um marco emocionante no desenvolvimento da indústria global de transporte.
Ideias similares ao redor do mundo
Os ônibus sem motorista não são uma novidade na indústria de transporte. Em 2021, um novo ônibus elétrico autônomo começou a operar em Málaga, na Espanha, em um projeto apresentado como o primeiro na Europa.
No Reino Unido, o projeto Cambridge Connector, que visa implantar 13 veículos elétricos automatizados pela cidade, está programado para ser lançado no próximo ano.
Talvez o maior projeto de carros autônomos da Europa seja o “ULTIMO”, que tem um orçamento de mais de 55 € milhões e testará serviços de transporte público autônomo em três cidades europeias: Genebra, Suíça; Kronach, Alemanha; e Oslo, Noruega.
Via: Stagecoach
Via: Stagecoach
- Categorias
- Tags