Através de uma carta enviada para a Administração Nacional de Segurança no Tráfego Rodoviário (NHTSA), a Ford revelou que está deixando de lado o mercado de carros autônomos. Ao que tudo indica, pelo menos por enquanto, a fabricante pretende apostar nos veículos elétricos (EVs) e na melhoria da tecnologia de direção autônoma parcial e condicional.
A empresa retirou a petição que buscava a aprovação regulatória dos Estados Unidos para implantar até 2.500 veículos autônomos anualmente sem a necessidade de controles humanos, como volantes por exemplo. A petição foi apresentada pela Ford em julho de 2021, mas só se tornou pública nesta semana.
Desligamento do Argo AI
O novo comunicado, que informa a decisão de fechar seu empreendimento autônomo Argo AI, foi enviado pela diretora global, Emily Frascaroli. Na carta, a empresa revela que não está avançando com planos de desenvolver o nível 4, ou seja, veículos totalmente autônomos. Em contrapartida, a Ford planeja limitar seu foco na melhoria e implantação da tecnologia de direção autônoma de nível 2 (automação de direção parcial) e nível 3 (automação condicional de condução) em seus carros.
New: @Ford has withdrawn its self-driving petition with @NHTSAgov to deploy self-driving vehicles in a letter made public today https://t.co/4m6f3ojPQy pic.twitter.com/grzQRDhvHa
— David Shepardson (@davidshepardson) March 30, 2023
Carros elétricos: China preserva liderança em utilização e produção de EVs
No primeiro parágrafo do documento, a Ford informou que entrou com um pedido para a isenção temporária de dois anos para desenvolver, avaliar e implantar seu sistema de direção automatizada (ADS).
“Conforme evidenciado pelo desligamento planejado de nosso parceiro ADS Argo Al, acreditamos que o caminho para veículos totalmente autônomos, em escala, com um modelo de negócios lucrativo, será longo. Neste momento, a Ford determinou que é mais prudente focar em tecnologias L2/L3 (nível 2 e 3) de curto prazo, que não requerem uma isenção. Portanto, estaríamos isentos de considerações adicionais gostaria de retirar a petição em questão para uma isenção para consideração posterior.”, informou a fabricante.
Enel X Way lança no Brasil carregadores para carros elétricos que unem velocidade e potência
- Categorias
- Tags