Índice do Artigo

Carros

Ford testa a tecnologia C-V2X, que conecta carros e ambiente para aprimorar direção

Empresa está fazendo experimentos na China

Em parceria com a estatal chinesa Datang, a Ford começou a testar a tecnologia C-V2X, que permite comunicação entre o carro e o ambiente ao seu redor.

Utilizando redes móveis como 3G, 4G e 5G, a tecnologia C-V2X, desenvolvida pela Qualcomm, utiliza um smartphone para captar informações ao redor do veículo, e também recebidas de outros carros, para aprimorar a experiência de direção autônoma.


Com as informações extras, os veículos conectados oferecerão mais segurança e trarão mais eficiência para o trânsito. Os testes da Ford estão sendo feitos em uma área controlada de Xangai e, segundo a empresa, estão sendo bem sucedidos.

“Este trabalho é de grande importância para o desenvolvimento da indústria de automóveis inteligentes na China. A Datang é líder em LTE-V2X e acreditamos que esta tecnologia será fundamental para a transformação da indústria automotiva nos próximos anos.”
–  Chen Shanzhi, vice-presidente da Datang

Como já relatamos por aqui recentemente, um dos objetivos das fabricantes de automóveis é criar uma rede de informações conectado todos os veículos e também o ambiente ao seu redor. Para a Ford, a tecnologia o C-V2X será amplamente utilizada como linguagem padrão para o sistema de comunicação “Veículo-para-Tudo”. 

“Para atingirmos a meta de futuros carros inteligentes em cidades inteligentes, toda a tecnologia deve falar a mesma linguagem”, explica Don Butler, diretor executivo de Veículos e Serviços Conectados da fabricante. “A Ford acredita que o C-V2X pode reduzir os congestionamentos e acidentes rodoviários, criando a infraestrutura para os veículos autônomos e recursos inteligentes de segurança.”

A Ford não deu uma data para que seus carros conectados com C-V2X comecem a ser distribuídos pelo mundo. A fabricante japonesa Toyota promete trazer uma tecnologia similar ao mercado em 2021, ano em que os carros autônomos já devem estar começando a se popularizar.