Apesar de serem rivais em diversos mercados, a Apple e o Google contam com diversas parcerias, como uma delas garantindo que o buscador do Google é o padrão dos iPhone. Nos últimos anos diversos vazamentos apontavam que esse acordo rendia muito dinheiro para a Maçã, mas nunca tivemos um número exato. Mas agora um analista da Bernstein Research, via The Register, aponta que Apple pode receber até US$ 20 bilhões por ano graças a esse contrato.
Google paga a Apple para ser o buscador nativo dos iPhone
Em um relatório sobre o processo antitruste que o Departamento de Justiça (DoJ) dos EUA está movendo contra o Google, Bernstein afirma que a gigante das pesquisa paga “US$ 18 bilhões e 20 bilhões em pagamentos anuais” para Maçã.
Esse valor é tão alto que representa “14 a 16 por cento dos lucros operacionais anuais da Apple.”
Como apontado pelo WCCFTech, em seu balanço o Google afirma usar 22% da sua receita de publicidade em custos de aquisição de tráfego. Com a Apple recebendo 40% desse valor, cerca de 8,8% de toda a receita de publicidade da gigante das pesquisas.
O The Register aponta que esse Acordo de Serviços de Informação (ISA) é um dos principais pontos analisado pelo governo estadunidense. Isso porque esse pagamento pode ser visto como anticompetitivo.
O site destaca que esse acordo não é exclusivo com a Apple, com o Google tendo acordos semelhantes com empresas como Samsung e Mozilla.
Alguns especialistas apontam que é possível que o gigante das pesquisas perca o processo. Caso isso aconteça, é improvável que acordos como esse possam continuar acontecendo nos EUA.
Vale a pena destacar que ser o buscador padrão nos celulares Android e da Apple é um fator importante para manter o Google como o mais popular.
Fonte: The Register Via: WCCFTech
- Categorias
- Tags