Índice do Artigo

10 núcleos a 3.42 GHz

Surface Pro 10 OLED vai ter o novo chipset Snapdragon X Plus

Novidade deve ser revelada em um evento em 20 de maio

Computador Surface Pro 10
Créditos: Divulgação Microsoft

A Microsoft vai realizar um evento para o Windows no ARM no dia 20 de maio. Ainda não sabemos muito sobre o que vai ter na apresentação, mas um novo benchmark pode ter acabado com o suspense, revelando que o Surface Pro 10 OLED deve ser revelado com o novo processador ARM Snapdragon X Plus da Qualcomm.

Surface Pro 10 com novo processador Snapdragon

Segundo a base de dados do Geekbench, o novo processador está sendo chamado de OEMMN. O chipset do novo surface conta com 10 núcleos, dois a menos que o Snapdragon X Elite, sendo dois para alto desempenho e quatro de alta eficiência.

No teste o Snapdragon X Plus foi capaz de apresentar uma frequência de até 3.42 GHz, bem menos que os 4.3 GHz do Elite. Essa frequência menor deve impactar o desempenho do Surface Pro 10 OLED, mas que ainda vai suportar recursos do X Elite, como uma potente NPU para tarefas de inteligência artificial.

O GSMArena destaca que um dos pontos fortes do Snapdragon X Plus é que ele conta com o modem X65. O que libera espaço no hardware do Surface Pro para a Microsoft adicionar mais componentes.

Teste do Snapdragon X Plus no Surface Pro 10 OLED no Geekbench
Reprodução / Willian Ferreira

Junto com o novo chipset Snapdragon, o Surface Pro 10 OLED foi equipado em com junto com 16 GB de RAM e estava com o sistema Windows 11 Pro Insider Preview.

Vale a pena destacar que a Microsoft já lançou o Surface Pro 10 em março. O modelo não OLED do computador 2 em 1 conta com processador Intel Core Ultra.

Saberemos mais sobre o novo aparelho da linha Surface, e o novo chipset Snapdragon, durante o evento do Windows no ARM em 20 de maior.

Fonte: Geekbench, GSMArena