
Essa é a análise / review do drone FIMI X8 Tele Max, um dos maiores rivais de alguns modelos da DJI. Com preço partindo de US$430 dólares no Aliexpress, o FIMI X8 Tele Max traz um conjunto com duas câmeras com sensores Sony, gravação em até 4K 60FPS, modos de voos automáticos, inclusive função seguir e waypoints.
Boas especificações e preço competitivo tornam o FIMI X8 Tele Max uma opção por pouco mais de $400 dólares la fora, porém as taxas brasileiras quase dobram o valor final!
Ele tem duas opções de bateria, com 38 e até 47 minutos de voo de acordo com a FIMI, sendo ainda que o X8 Tele Max pode alcançar até 20 km de distância de controle, e inclusive voar com chuva moderada e adição de módulos com novas funcionalidades.
Nessa review você verá o que achei desse drone após vários testes.

E se curte drones e câmeras de ação, siga meu perfil no Instagram, @fabiohfeyh, que lá eu público muitas imagens dos testes que faço.
Principais características do drone FIMI X8 Tele Max
Abaixo as principais especificações e características do drone de acordo com a FIMI:
- Conjunto com duas câmeras com sensores da Sony
- Câmera wide principal: sensor de 1/2 polegada, 48MP, lente 24mm e abertura f/1.6. Gravação em até 4K 60FPS com bitrate máximo de 100 Mbps
- Câmera tele: 1/2.5 polegada, 13 MP, lente de 120mm e abertura f/3. Gravação em até 4K 30FPS com zoom equivalente a 5x
- Zoom hibrido de 30x
- Modo Super Noite com IA
- Distância de controle de até 20 Km com tecnologia RokLink 5.0
- Tempo de autonomia de voo de até 38 minutos com bateria padrão e até 47 minutos com a bateria Plus
- Modos de voo automático Quickshots, timelapse, waypoint, função seguir 3.0
- Suporte para módulos
- Certificação contra chuva e neve moderada
- Controle com suporte para smartphones e tablets compactos
Vídeo review do FIMI X8 Tele Max
Design do drone
Começo pelo design, o FIMI X8 Tele Max parece muito o FIMI X8 SE lançado em 2018. Aliás, é o mesmo design em vários modelos, como X8 Tele, X8 Pro, X8 Pro 2025, todos muito parecidos, então tem que ficar de olho na hora da compra.





A FIMI faz isso, define um design e segue com ele por anos em uma linha de produto, fazendo apenas mudanças de tecnologias, capacidade de baterias e câmeras. A linha X8 Mini também é assim, hoje se chamando apenas Mini, eu tenho um vídeo do FIMI Mini 3 aqui no canal.
O design do X8 Tele Max é o mesmo do X8 SE de 2018 e de modelos como o X8 Tele, X8 Pro e X8 Pro 2025
A construção do drone é bem legal, os materiais são de boa qualidade. Suas hélices tem sistema de encaixe sem necessidade de chave e com trava de segurança, evitando a fixação incorreta. Então não é possível colocar as hélices nos braços errados, só encaixam onde devem.

Na frente embaixo do acabamento na cor preta não tem nenhum sensor, é meramente acabamento visual. Ele possui leds nos braços e na parte de trás.
Embaixo tem um grande dissipador, junto com sensores de obstáculos, sensor de posicionamento e também LEDs de iluminação, que ajudam em decolagem e pouso em locais não iluminados.
Vale reforçar que ele tem sensores de obstáculos apenas na parte de baixo, mas não conta com sensores para se desviar de obstáculos durante os trajetos.




A bateria encaixa por cima, com uma leve mudança no tamanho das baterias entre os modelos de 38 e 47 minutos. A de 47 minutos que é a que veio junto, é mais alta e tem essas aberturas pra ajudar na dissipação do calor.
Já embaixo tem o espaço onde é possível encaixar os módulos que ele suporta. Eu não recebi esses módulos, mas um deles é chamado de megafone e permite enviar comandos de voz pelo controle, interessante em uma situação de salvamento, por exemplo.
O FIMI X8 Tele Max tem sensores de obstáculos apenas na parte de baixo
A conexão de cartão de memória fica em uma das laterais, junto com um botão para sincronizar com o controle e uma entrada micro-usb, sim, ele ainda traz esse tipo conexão em pleno 2025.
Não é possível carregar a bateria do drone por essa conexão micro-sd, ela serve apenas para manutenção e para alimentar o módulo mobile. A cópia dos arquivos do drone para o celular pode ser feita quando ele estiver conectado ao controle e o drone ligado, não tem como copiar sem fio como em modelos da DJI.
Especificações das câmeras
Falando das câmeras. Ele tem esse conjunto com duas câmeras, ambas com sensores Sony.
A principal wide tem sensor de ½ polegada, 48MP, lente 24mm e abertura f/1.6. Ela grava em até 4K 60FPS com bitrate máximo de 100 Mbps. A qualidade de imagem da câmera principal é boa, especialmente de dia. Fiz uma série de imagens em diferentes situações e curti.

O porém é que as câmeras tem bitrate baixo, e isso influencia dependendo onde usar as imagens, por outro lado os arquivos ficam bem pequenos em tamanho.
Bitrate está associado diretamente a quantidade de detalhe dos vídeos, bitrate mais baixo, menos informações e qualidade inferior, especialmente em alta resolução, mas com arquivos menores.
E não, não tem formato vertical por padrão. É necessário cortar as laterais em um editor de vídeo, ou na própria rede social que for compartilhar se a ideia é postar em formato 9:16.
A câmera Wide grava em até 4K 60FPS enquanto a tele em até 4K 340 FPS, ambas com bitrate máximo de 100 Mbps
A outra câmera é uma tele com sensor menor, de 1 / 2.5 polegada, 13 MP, lente de 120mm e abertura f/3. Ela grava em até 4K 30fps com zoom equivalente a 5x.
Como era de se esperar, a câmera wide tem qualidade superior a tele. Dependendo onde usar as imagens, fará mais ou menos diferença essa qualidade.
O drone tem modo de até 30x de zoom, mas digital. É possível ir alternando entre os modos disponíveis até alcançar esse zoom máximo, mas como podem ver, fica com baixa qualidade.
Aqui vale destacar que precisei fazer ajustes manuais no gimbal pra nivelar o horizonte, se eu não mexesse nos ajustes o gimbal simplesmente ficava levemente deitado e as imagens não ficavam niveladas. Provavelmente algo apenas do modelo que recebi.
Modo Super Noite
Para fazer imagens a noite tem um modo noturno chamado Super Night com ajustes específicos, que só funciona na câmera wide principal, mas que faz toda a diferença. Se não usar esse modo, as imagens noturnas ficam bem comprometidas em qualidade.
Vale destacar que o drone detecta baixa iluminação e já sugere ativar esse modo, fica bem evidente quando ele está ativo através de um ícone embaixo na interface de controle.

Consegui fazer belas imagens a noite da ponte Hercílio Luz em Florianópolis. Como ela está cheia de leds coloridos, dá pra ver bem como é o resultado da câmera nessa condição.
Ainda assim a qualidade é inferior à de câmeras de outros drones como DJI Mini 3 e superiores, ficando mais visível em telas maiores, e isso está diretamente associado ao tamanho do sensor das câmeras, que no caso do FIMI é menor, 1/2 polegada contra 1/1.3 dos DJI Mini 3.
Timelapse
Dessa mesma forma é onde ativa o modo Timelapse, que pode fazer algumas imagens legais em resolução de até 8k, até mesmo usar a função com trajeto salvos do modo Waypoints.
Fotos
Em se tratando de fotos o conceito é o mesmo, ficam melhores de dia do que a noite, segue uma sequência de algumas fotos capturadas com as duas câmeras. Do lado esquerdo da tela as fotos com a câmera Wide, enquanto do lado direito com a câmera tele.






Panorâmicas
Ele tem modo de fotos panorâmicas, e funciona muito bem na questão de junção das fotos. O algoritmo da FIMI está bem bom nesse sentido.
O processo para baixar e sintetizar elas é demorado, mas o resultado pode render boas fotos nesse formato, especialmente de dia.

Autonomia de bateria
Aqui há um pontos positivos e negativos. A bateria que vem junto é o modelo plus com até 47 minutos de voo de acordo com a FIMI. É possível voar por bastante tempo, é sempre bom não ter que ficar se preocupando tão rápido com a bateria.
O porém é que ficou longe dos 47 minutos prometidos em meus testes, na casa de 40 minutos no máximo, mas ainda assim é um tempo bem bom.
Até 47 minutos de voo de acordo com a FIMI

Uma curiosidade é que ele funcionou com a bateria do FIMI X8 SE de 2018, que tem voltagem e capacidade diferentes.
O carregamento da bateria é de no máximo 45w. Outro detalhe é que diferente dos drones mais recentes da DJI, não dá pra carregar com a bateria no drone, é necessário retirar e usar o adaptador específico.
Controle remoto
O controle é esse modelo aqui, interessante, é exatamente o mesmo design do primeiro X8 SE de 2018 e de modelos da linha Mini da FIMI, não muda nada.
É possível colocar um celular e até tablet de porte pequeno.




Ele tem acabamento legal, antenas articuláveis, sticks removíveis, tem até um controle por stick 5D.
Como no drone, a FIMI ainda mantém a conexão micro-usb, o carregamento dele é por ela, ao menos isso deveriam atualizar. Tirando um ou outro detalhe, é um bom controle.
O design do controle é ok, poderia ter algumas melhorias, afinal é o mesmo da versão lançada em 2018. Mas o que mais incomoda mesmo é a suavidade de comandos com múltiplos controles durante voo, ex.: dois sticks juntos mais angulação do gimbal, algo difícil de alcançar bons resultados.
A minha maior crítica aos drones da FIMI continua a mesma do FIMI Mini 3, as respostas aos comandos no controle precisam melhorar, especialmente em uso combinado dos sticks, ou seja, colocando pra cima e para uma das laterais, é muito difícil ajustar a suavidade nos comandos combinados.
Quando quero fazer um movimento dele envolvendo mais de uma mudança de direção, pra cima e pro lado por exemplo, mesmo cuidando bastante para não colocar força de mais no stick, é difícil e impacta no resultado das imagens. Como gosto de captação de imagens, isso influencia bastante no vídeo final.
A solução foi tentar envolver menos o uso de movimentos combinando dois sticks, ou seja, só pra um dos lados, pra cima ou para baixo, ai os takes naturalmente ficam mais legais, mas é uma limitação grande pra captação.
Distância de controle de até 20Km?
Em relação a distância de comunicação entre drone e controle, de acordo com a FIMI é possível alcançar distância de até 20 Km com o X8 Tele Max, sendo que ele traz \az tecnologia de comunicação RokLink 5.0.
A comunicação é boa em distância curtas, mas sofre atrasos e delay na medida que o dron e se afasta, mesmo muito abaixo do alcance máximo informado pela FIMI.

Em meus testes que foram com distância bem abaixo disso, 10% no máximo, em cenário sem interferência, tive alguns avisos de perda de sinal na tela, além de respostas com delay aos comandos. Não acho que ele possa ser controlado de forma aceitável tão longe como a FIMI informa.
App FIMI Navi 3.0
O App de controle e gerenciamento se chama FIMI Navi 3.0 e está disponível para Android e iOS. Ele tem interface bem legal, para quem está acostumado com o DJI Fly, muitas coisas são parecidas na tela principal.
É possível clicar sobre as informações que ele mostra dados mais completos, como sobre a bateria. As atualizações de firmware também são informadas no app e feitas de forma simplificada.


Funcionalidades automáticas
A FIMI concentrou todas as funcionalidades automáticas em um botão no lado direito da tela, nesse ícone que parece um capacete com hélice.
Para quem está acostumado com os modos automáticos como QuickShots e outros da DJI, vai precisar de um tempo pra se acostumar, porque os modos mudam de lugar e mudam a forma de ativar.

Modos automáticos QuickShots
Não é apenas escolher o modo, selecionar um alvo e mandar iniciar. Aqui no Fimi você seleciona o modo, faz uma marcação do alvo e segue para outras opções que variam de acordo com o modo.
Tem Dronie, Rocket, Circulo e Helice. Vale reforçar novamente que ele não tem sensores.
Waypoints
Curti que a FIMI adicionou um modo Waypoints ao drone, função que todo modelo com GPS deveria trazer. Com esse modo é fácil fazer transições, fiz uma legal da ponte Hercílio Luz de dia e a noite, como podem ver abaixo.
Esse modo também é bem útil para acompanhamento de obras. É possível salvar o trajeto que fez, e fazer o mesmo voo quando quiser no futuro.
Função seguir 3.0
O FIMI X8 Tele Max também tem a função seguir, mas bem mais limitado que os modelos DJI. Fiz uns testes em um cenário bem aberto, afinal, não tem sensores.
Para ativar o drone precisa ficar bem alto, se não já vem um aviso que não pode iniciar o processo. Quando ativado funcionou bem, mas pela distância alta vai depender do cenário pras imagens ficarem legais.
Voando na chuva
A Fimi informa que ele tem um nível de proteção contra pingos de chuva, porém eu não fiz esse teste. Essa mesma certificação funciona para voos com neve moderada.

Críticas sobre o FIMI X3 Tele Max
Como algumas de minhas críticas para a FIMI melhorar e se tornar mais competitiva. Está na hora de aplicar mudanças mais impactantes no design de seus produtos, ao menos atualizações nas conexões USB para o padrão USB-C para carregar o drone e controle.
O drone também esquenta muito embaixo na parte do dissipador. Isso pode ter relação com chips mais potentes dos modelos mais novos, sem um design ideal de dissipação.
A suavidade no controle com múltiplos comandos juntos é onde a empresa precisa melhorar mais.
Mas o que mais me incomoda, é o controle dos drones da FIMI em takes com comandos nos dois sticks ao mesmo tempo, e ainda mexendo na angulação do gimbal.
É bem mais fácil controlar mantendo a suavidade do take em um drone DJI do que nos FIMI. Isso pra quem vai usar o drone profissionalmente para captura de imagens, faz muita diferença. Quem não faz isso ou nunca teve um DJI, pode não valorizar, mas é algo que não dá pra passar despercebido e vai impactar diretamente em imagens mais profissionais.
Preço do FIMI X8 Tele Max
Mas e aí, vale a pena o FIMI X8 Tele Max? O preço dele é bom, se não considerarmos as taxas. Ele está custando na casa de US$430 dólares no Aliexpress, que em conversão direta na casa de R$2.600+/-, nesse valor ele é ótimo pelo que oferece.
Taxas fazem o FMI X8 Tele Max ele ficar com valor igual ou acima do DJI Mini 3 no combo com o controle com tela vendido no Brasil
O porém é que tem as taxas, e elas giram na casa de R$2.200 extras, com cupons de desconto é possível comprar o X8 Tele Max com com impostos por preço final na casa de R$4.650. Não é um preço ruim, mas é o preço de um DJI Mini 3 aqui no Brasil, até na versão com o controle com tela.

A disputa entre eles é boa, com o X8 Tele Max oferecendo duas câmeras, modos extras como WayPoint e função seguir(que é bem limitada), e o DJI Mini 3 com um produto mais refinado, câmera que gira, design mais compacto, cópia de arquivos sem fio, além de assistência e revenda bem melhor no Brasil.
Acho que o drone FIMI X8 Tele Max é um produto legal, mas a FIMI precisa melhorar algumas questões pra rivalizar mais forte com a DJI.
- Categorias
Participe do grupo de ofertas do Mundo Conectado
Confira as principais ofertas de Smartphones, TVs e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.
Entre no grupo e aproveite as promoções