Índice do Artigo

Sem criatividade?

YouTube testa botão exclusivo para tocar vídeos aleatórios

Atalho leva usuários para seleção de clipes postados tanto no formato Shorts quanto na horizontal.

YouTube testa botão exclusivo para tocar vídeos aleatórios
Créditos: Pixabay/StockSnap

A plataforma de vídeos YouTube está testando publicamente um novo botão de recomendação de conteúdo que liga um “modo aleatório” e entrega qualquer tipo de conteúdo para você.

Segundo o site 9 to 5 Google, o atalho “Não consegue decidir o que assistir?” está aparecendo para pequenos grupos de usuários e, quando você clica nele, é direcionado na hora para uma curadoria de clipes feita pela própria plataforma.

Vídeos no estilo Shorts (na vertical e de curta duração) são os mais indicados quando você acessa esse ambiente, mas conteúdos maiores e na vertical também aparecem como recomendação.

Fonte da imagem: Reprodução/9 to 5 Google

Esse tipo de botão já está em fase de testes internos pela Google há alguns meses, mas só agora foi liberado para um grupo maior de usuários comuns. Não há detalhes sobre que tipo de algoritmo o YouTube usa para fazer a recomendação — ele pode ser tanto com base no histórico do usuário quanto na popularidade dos clipes em questão.

Por enquanto, não há qualquer tipo de anúncio por parte da empresa sobre a chegada desse recurso e testes de interface e recursos são feitos a todo momento no YouTube, mas nem todos acabam virando uma função no site ou aplicativo.

A plataforma de streaming Netflix tem um recurso parecido no aplicativo para dispositivos móveis, que seleciona um episódio de série para quem está indeciso sobre o que ver.

Mais mudanças no YouTube

Caso seja confirmada, a inclusão do novo botão de vídeos aleatórios é uma entre as várias adições que o YouTube fez no aplicativo recentemente.

A plataforma intensificou a perseguição contra quem assiste aos vídeos usando um bloqueador de anúncios e começou a disponibilizar um feed só com vídeos de fontes confiáveis. Para combater o avanço do TikTok, ele também lançou um aplicativo de edição de vídeo apenas para dispositivos móveis.

Além disso, ele passou a usar recursos de inteligência artificial (IA) na plataforma de streaming YouTube Music para criar capas de playlists. O serviço, inclusive, será o foco da plataforma nos próximos meses, já que ele vai substituir até mesmo o Google Podcasts.

Fonte: 9 to 5 Google