Índice do Artigo

Estamos evoluindo!

TV 3.0: A nova era da televisão aberta conectada à internet

Investimento visa preparar o país para a nova geração da televisão aberta, que oferece mais interatividade, qualidade de imagem e som

TV controle / TV 3.0
Créditos: Piotr Cichosz/Unsplash

O Governo Federal anunciou nesta quarta-feira (3) a criação de linhas de crédito para estimular a implementação da TV 3.0 no Brasil. A nova tecnologia promete revolucionar a televisão aberta, oferecendo mais interatividade, melhor qualidade de imagem e som para os telespectadores.

Segundo o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, a medida visa ajudar as emissoras a investir na nova tecnologia, que exige um alto investimento inicial.

O setor de radiodifusão foi extremamente atingido com a chegada das mídias digitais e das redes sociais“, disse o ministro. “A TV 3.0 é uma oportunidade para que as emissoras se reinventem e se mantenham competitivas.

O que é a TV 3.0?

A TV 3.0 é a próxima geração da televisão aberta. Ela oferece uma série de vantagens em relação à TV digital, como:

  • Mais interatividade: Os telespectadores poderão usar aplicativos para interagir com a programação, como votar em enquetes, participar de jogos e quizzes, e até mesmo fazer compras.
  • Melhor qualidade de imagem e som: A TV 3.0 transmite imagens em 4K e som imersivo, proporcionando uma experiência de visualização muito mais rica e realista.
  • Conteúdo sob demanda: As emissoras poderão disponibilizar seus conteúdos sob demanda, para que os telespectadores possam assisti-los quando quiserem.
  • Personalização da programação: Os telespectadores poderão personalizar a programação de acordo com seus interesses.

Celulares com som de câmera? Comissão aprova PL para proteger privacidade

Quando a TV 3.0 será implementada?

O governo pretende começar a implementar a TV 3.0 em 2025. A meta do Ministério das Comunicações é definir qual será a tecnologia usada até 31 de dezembro de 2024.

A expectativa é que, no início de 2025, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assine um decreto que estabeleça a tecnologia a ser utilizada e o cronograma de implantação para que as emissoras se adequem aos novos requisitos.

TSE cria central de informações para combate a fake news nas eleições

Que aparelhos de TV poderão acessar o sinal?

Atualmente, não há modelos de TV disponíveis no mercado brasileiro que possam receber o sinal da TV 3.0. No primeiro momento de implantação, será preciso usar conversores.

O governo ainda não definiu se os conversores de sinal para a “TV 3.0” serão distribuídos gratuitamente, mas há discussões sobre a entrega gratuita para famílias de baixa renda.

Fonte: Agência Brasil